Porto Ferreira

História de Porto Ferreira - SP

A origem de Porto Ferreira aponta para o idos anos de 1860. Nas margens do rio Mogi Guaçú, inicialmente pelas proximidades do Ribeirão dos Patos e, em seguida, transferida para próximo da foz do Rio Corrente, exerceu atividade a balsa que efetuava a travessia de passageiros e mercadorias. O responsável por este porto fluvial foi o balseiro João Inácio Ferreira, o qual, emprestou seu nome à cidade que futuramente se formou: Porto Ferreira.

Todo o Vale do Mogi foi habitado pelos índios "Painguás" ou "Paiaguás", da grande família Tupi-Guarani, que tinham algumas aldeias em terras onde veio a se constituir o município de Porto Ferreira.

Freguesia criada com a denominação de Porto Ferreira pela Lei Provincial n.º 3, de 09-02-1888, no município de Belém do Descalvado.

Pela Lei Estadual n.º 110, de 01-10-1892, Porto Ferreira foi transferido do município de Belém do Descalvado para o de Pirassununga.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Porto Ferreira pela Lei Estadual n.º 424, de 29-07-1896, sendo desmembrado do município de Pirassununga. Sede na antiga Freguesia de Porto Ferreira. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-12-1896.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Porto Ferreira pela Lei Estadual n.º 1.038, de 19-12-1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município permanece constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.