Monteiro Lobato

História de Monteiro Lobato - SP

MONTEIRO LOBATO SÃO PAULO
HISTÓRICO
A localidade de Buquira, foi dada a denominação de Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor Paulista que ali viveu e se inspirou para escrever muitas de suas obras, quase todas de literatura infantil. Monteiro Lobato residiu longo tempo na Fazenda do Visconde, em terras de sua avó. Buquira, povoado à margem esquerda do rio do mesmo nome, foi criado em território de Taubaté e Caçapava, sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Buquira, em tupi-guarani, significa Ribeirão dos Pássaros.

Alguns historiadores citam Buquira como ponto de passagem de Bandeiras que se dirigiam a Minas Gerais e iniciavam seus preparativos para a escalada das altas montanhas que dali avistavam, depois de terem descansado no local onde hoje existe o Município.

Em 1948, mudou a denominação para Monteiro Lobato.

GENTÍLICO: LOBATENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Buquira, por Lei Estadual no 40, de 25 de abril de 1857, no Município de Taubaté.

Lei Estadual no 46 ou 903, de 17 de abril de 1866, transfere o Distrito de Buquira para o Município de Caçapava.

Lei Estadual no 11 ou 493, de 08 de julho de 1867 transfere o Distrito de Buquira para o Município de São José dos Campos.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Buqira, por Lei Provincial no 149, de 26 de abril de 1880, desmembrado de São José dos Campos. Constituído do Distrito Sede.

Decreto-Lei no 6448, de 21 de maio de 1934, reconduz o município a categoria de distrito, incorporando-o ao Município de São José dos Campos.

Elevado novamente a categoria de município com a denominação de Monteiro Lobato, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de São José dos Campos. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 26 de abril de 1949.

Assim figura no quadro fixado pela Lei Estadual no 2456, 30 de dezembro de 1953 para o período de 1954-1958, o município é Constituído do Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.