Monções

História de Monções - SP

MONÇÕES SÃO PAULO
HISTÓRICO
No final do século XIX, o mineiro Vicente Gonçalves dos Santos, adentrou nas matas de Jaboticabal, que se estendia até as barrancas do rio Paraná e abriu uma clareira junto à bacia hídrica de um afluente do ribeirão Santa Bárbara, a qual batizou de Ribeirão Ponte Nova, em homenagem à sua cidade natal, Ponte Nova, em Minas Gerais.

O núcleo que com ele chegara aos sertões, passou a dedicar-se às atividades agropecuárias e, em 1890, esse desbravador registrou a posse das terras, em Jaboticabal.

Vicente Gonçalves dos Santos, contratou o engenheiro alemão Roberto Tood Look, radicado em Rio Preto, para demarcação das terras e como honorário, foi-lhe entregue 1300 alqueires. Vários proprietários sucederam-se na posse dessa gleba, ficando por último, com Solon da Silva Varginha, que se transferiu de Minas para clinicar e vender as terras que herdara.

O engenheiro agrônomo Clóvis Machado de Oliveira, mandou levantar um cruzeiro para que em torno dele erguesse um povoado, ao qual denominara Paraúna (água preta), mas o plano ficou parado por algum tempo.

Somente a partir de 1929, Solon Varginha conseguiu fixar algumas famílias em sua gleba. Entre esses novos proprietários estavam, José Machado, irmãos Henrique, Manoelito Fernandes, Serafim Corso, André Garcia, Noé Toneto, Caetano Passerino, Dr. Lino Braile e outros.

Estes com os radicados Jerônimo Pinto, José Barbosa, João Ramos, José Borati, Beppi Campelo e Eufly Jales, implantaram no dia 10 de agosto de 1935, o povoado de Paraúna.

O Dr. Lino Braille, que propiciava assistência médica gratuita, foi quem doou o terreno para o grupo escolar, cemitério, cadeia pública e para a represa.

Em 1948, foi criado o Distrito de Paz, com o nome de Monções.

GENTÍLICO: MONÇOLENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Monções, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Macaubal.

No quadro fixado para vigorar em 1949-1953, o Distrito permanece no Município de Macaubal.

Permanece no Município de Macaubal no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para vigorar em 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Monções, por Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Macaubal. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou­se no dia 21 de março de 1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.