Mairinque

História de Mairinque - SP

MAIRINQUESÃO PAULO
HISTÓRICO
Nos primeiros tempos da Estrada de Ferro Sorocabana, Mairinque era apenas uma fazenda, pertencente a um senhor conhecido por Manduzinho.

A região era denominada Cagueraou seja ossada. Com a construção de uma linha conhecidacomo Ïtuana, Mairinque passou a ter maior importância para a Estrada de Ferro, pois constituiu-se num entroncamento.

Em 27 de outubro de 1890, uma diretoria fundou a Vila Mayrink, em homenagem ao Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, então Presidente da Estrada de Ferro citada.

Devido ao fato de ser Mayrink um entrocamento importante, houve necessidade de construção de oficinas, almoxarifado, casas para o pessoal de administração de trem, artífices, etc..., quando então a Vila progredindo executou várias obras importantes, tais como a primeira obra de concreto armado no Brasil, que foi a estação da ferrovia, com a arquitetura avançada e que até hoje existe, água encanada, rede de esgotos, com uma estação de tratamento de resíduo alicerçado na melhor técnica da época, iluminação a gás, existindo, ainda hoje, na Prefeitura Municipal, um poste com seu lampião de gás, a seguinte inscrição:E.F.S. -Oficinas de Mayrink - 1906, jardim público muito bem traçado e ornamentado e outros melhoramentos e atividades como banda de música, teatro e jornal que marcaram a fase áurea de Mairinque no seu primeiro período, de existência.

Em 24 de setembro de 1908, pela Lei Estadual nº 1131, foi criado o Distrito de Paz de Mairinque, no Município e Comarca de São Roque.

Em 1930, a oficina da Estrada de Ferro Sorocabana foi transferida para Sorocaba. Com essa mudança, a Vila iniciou uma queda no desenvolvimento, chegando quase a desaparecer. Em 1940, paulatinamente, a Estrada de Ferro passou a instalar e ampliar suas repartições, tais como depósito de locomotivas com oficina de manutenção, almoxarifado, Sede do Serviço Florestal, Sede dos serviços de eletrificação, armazém de abastecimento e principalmente Sede dos ferroviários. Cooperando para o reerguimento do então Distrito de Mairinque, a Companhia Brasileira de Alumínio, passou a implantar a indústria de alumínio, desenvolvendo grandemente a Vila do Rodovalho.

Em 1953, foi tentada pela primeira vez a emancipação política do Distrito, fracassando porque ainda não havia condições para a instalação. Em 1958, com o apoio de toda a população foi criado o Município de Mairinque, através da Lei nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, tendo sido seu primeiro Prefeito, Arganauto Ortolani.

GENTÍLICO: MAIRINQUENSE OU MAIRINQUIANO
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Mairinque, por Lei Estadual no 1131, de 24 de setembro de 1908.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de São Roque o Distrito de Mairinque.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisão territorial de 31-XII-1936, Distrito de Mairinque é Distrito apenas judiciário do Município de São Roque.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, Mairinque permanece como Distrito judiciário do Município de São Roque.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Mairinque figura no mesmo Município de São Roque.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Distrito de Mairinque figura igualmente no Município de São Roque.

Assim permanecendo no quadro fixado, pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948. E nos fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948, para 1949-1953 e 2456, de 30-XII-1953, para 1954-1958.

Elevado à categoria de município com denominação de Marinque, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro 1959, desmembrado de São Roque, com Sede no antigo Distrito de Mairinque. Constituído do Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.