Louveira

História de Louveira - SP

LOUVEIRA SÃO PAULO
HISTÓRICO
Louveira foi fundada em 1639. A origem de seu nome deve-se ao primeiro povoador e um dos participantes da fundação - Gaspar de Louveira, natural de Iagronã - Espanha, casado com Paschoa Costa, descendente direta de João Ramalho e Bartyra, filha do Cacique Tibiriçá.

O casal instalou-se no pouso dos Oliveiras, plantando ali as primeiras videiras da região, trazidas de suas plantações no Jaraguá.

Em 1872 era inaugurada a Estação Ferroviária e a linha férrea da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Em 1908, a Vila Rocinha, posteriormente chamada Vinhedo - na época bairro de Jundiaí - passou à categoria de Distrito. Louveira pertenceu por mais de 300 anos a Jundiaí, até que, em 1948, Vinhedo se desmembrou e Louveira a ele se incorporou como bairro.

Ao realizar-se a primeira eleição no novo Município de Vinhedo, o bairro de Louveira elegeu cinco Vereadores à Câmara Municipal.

Em agosto de 1952, os eleitos e outras pessoas ali residentes, reivindicaram sua elevação a Distrito, fato ocorrido no ano seguinte.

Em 1963, realizou-se uma assembléia pró-emancipação do Distrito e, no final do mesmo ano, o povo, em plebiscito, manifestou-se pela elevação de Louveira a município, o que se efetivou em 1964.

GENTÍLICO: LOUVEIRENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Louveira, por Lei Estadual no 2456, de 30 de dezembro de 1953, no Município de Vinhedo. Distrito de Louveira, do município de Vinhedo, criado com sede no povoado de igual nome e com terras
desmembradas do Distrito da Sede do Município de Vinhedo.

Fixado o quadro territorial para vigorar em 1954-1958, o Distrito ainda figura no Município de Vinhedo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Elevado a categoria de Município com a denominação de Louveira, por Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Vinhedo. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 21 de março de 1965.

Em Divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.