Itupeva

História de Itupeva - SP

Em 1953, o então bairro de Itupeva tornou-se distrito de paz do município de Jundiaí. Uma nova era tinha início. Contando com o trabalho do então vereador José Polli, representante do bairro Itupeva na Câmara Municipal de Jundiaí, em 1957 foi oficialmente instalado o distrito e o Cartório de Registro Civil e Anexos.

Dez anos se passaram desde 1953 e as lideranças de Itupeva iniciaram o movimento visando obter a emancipação político-administrativa, que contava com o apoio da maioria absoluta da população. Foi formada então a Comissão de Emancipação incumbida de preparar toda documentação necessária para justificar o Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo como autor o Deputado Salvador Julianelli.

Em 1963, sob a coordenação de Luiz Poli, foi realizado o plebiscito: vitória esmagadora pela emancipação, com mais de 90% da vontade popular. Estava selado o desligamento do distrito de Itupeva do município de Jundiaí. Finalmente, em 31/12/1963, Itupeva ganhou a condição de município.

Distrito criado com a denominação de Itupeva pela Lei n.º 2.456, de 30-12-1953, subordinado ao município de Jundiaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Itupeva figura no município de Jundiaí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itupeva pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, sendo desmembrado do município de Jundiaí. Sede no antigo distrito de Itupeva. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.