Itirapuã

História de Itirapuã - SP

ITIRAPUÃ SÃO PAULO
HISTÓRICO
Itirapuã surgiu por volta de 1890, em função da garimpagem praticada em Patrocínio do Sapucaí (atual Município Paulista), quando Antônio Joaquim do Carmo, conhecido por Antônio Beltrudes, por interesses comerciais, retirou-se seis quilômetros à leste daquela cidade, construindo no local, algumas moradias.

As terras para formação do patrimônio foram doadas à Nossa Senhora Aparecida, em 1892, pelo Coronel Cândido do Couto Rosa, seguido de Missael Franco da Rocha e Horácio Alves da Silva. Segundo Theodoro Sampaio, o topônimo adotado, de origem indígena - ityra-puã, significa morro em forma de dedo, com alusão às escarpas da Serra de Franca, ramificação da Mantiqueira, no limite leste de seu território.

O aparecimento das fazendas de café constituiu nova atração aos imigrantes estrangeiros, principalmente Portugueses e Espanhóis que se integraram na sociedade, quase toda formada de mineiros. O Distrito de Paz, criado em 1900, somente foi elevado à categoria de Município em 1948, porque as sucessivas crises do café provocaram uma retração no desenvolvimento local.

GENTÍLICO: ITIRAPUÃNENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Itirapuã, por Lei Estadual no 751, de 14 de novembro de 1900, no Município de Patrocínio do Sapucaí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Patrocínio do Sapucaí o Distrito de Itirapuã (Ityrapuan).

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura o distrito judiciário de Itirapuã no Município de Patrocínio do Sapucaí.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Itirapuã permanece no Município de Patrocínio do Sapucaí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itirapuã, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Patrocínio do Sapucaí. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 04 de abril de 1949.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.