Itapirapuã Paulista

História de Itapirapuã Paulista - SP

Itapitapuã Paulista São Paulo - SP

O município de Itapirapuã Paulista foi criado em 20 de dezembro de 1991. Anteriormente, chamando-se somente Itapirapuã, que em tupi significa pedra empinada e redonda, havia sido distrito do município de Ribeira, com sede no povoado de Ribeirãozinho e território desmembrado desse município e do distrito-sede de Apiaí, condição assumida em 30 de novembro de 1944.
Sua origem remonta a meados de 1889, quando chegaram à região as famílias de Joaquim Cordeiro e de Antonio Novo em busca de solos férteis. Fixaram-se no local que denominaram Fazenda das Laranjeiras, onde desenvolveram a criação de suínos e o plantio de vários gêneros agrícolas, como milho, feijão, arroz, café e cana-de-açúcar. Nessa época, os produtos eram comercializados nas cidades de Apiaí, Capão Bonito e Itararé, e o transporte feito por animais de tropas. Como as viagens costumavam ser longas, os comerciantes faziam ao longo do percurso algumas paradas para descanso.

Em um desses locais, mais tarde conhecido por Ribeirão das Cordas ou apenas Ribeirãozinho, formou-se o povoado que viria a abrigar a sede do distrito de Itapirapuã. Permaneceu durante longo período como distrito de Ribeira, e a produção agrícola foi seu principal fator de desenvolvimento.

Gentílico: Itapirapuã - Paulistense

Distrito criado com a denominação de Itapirapuã, por decreto-lei estadual no 14334, 30-12­1944, subordinado ao município de Ribeira. No quadro fixado, para vigorar no período de1944-1948, o distrito de Itapirapuã Paulista figura no município de Ribeira. Em divisão territorial datada em 1-VII-1960, o distrito de Itapirapuã permanece no município de Ribeira. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado a categoria de município com a denominação de Itapirapuã Paulista, por lei estadual no 7644, de 30-12-1991, desmembrado de Ribeira. Sede no antigo distrito de Itapirapuã, atual Itapirapuã Paulista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.