Feliz Deserto

Alagoas

História de Feliz Deserto - AL

Feliz Deserto Alagoas - AL

Primitivamente o local onde se localiza a cidade de Feliz Deserto era aldeamento dos índios Caetés.

A colonização do local, entretanto, foi iniciada alguns anos mais tarde, quando naufragou próximo à costa o holandês Domingo Mendes. Acompanhado da esposa, Dona Maria Mendes, situou-se próximo ao aldeamento indígena, com os sobreviventes do naufrágio, organizou o aglomerado.

Segundo a tradição, Domingos Mendes encontrou debaixo de um frondoso cajueiro uma Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Embora o lugar fosse deserto, sentiu-se feliz com o achado. Daí, ter batizado a nova povoação com o nome de Feliz Deserto.

Gentílico: feliz-desertense

Distrito criado com a denominação de Feliz Deserto, pelo decreto nº 788, de 16-10-1958, subordinado ao município de Piaçabuçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Piaçabuçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Feliz Deserto, pela lei estadual nº 2266, de 23-07-1960, desmembrado de Piaçabuçu. Sede no atual distrito de Feliz Deserto ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-08-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.