Indiaporã

História de Indiaporã - SP

INDIAPORÃ SÃO PAULO
HISTÓRICO
A iniciativa de Hipólito de Moura, Alcides Borges da Silva e Francisco Leonel Filho em formar um patrimônio, foi concretizada por Luiz Antônio de Amorim, proprietário local, que em 1940, doou uma gleba para implantação da praça da Matriz, onde foi levantado um cruzeiro marcando a fundação da povoação. Foi construída a capela de São João Batista, o Padroeiro, onde em dezembro do mesmo ano, o Padre Victor Alves de Assis celebrou a primeira missa.

O fundador encarregou o engenheiro José Dantas para proceder a demarcação dos 97 lotes iniciais da povoação de Indianópolis, assim denominada. Muitas famílias afluíram ao núcleo, onde estabeleceram agricultura, pecuária, pesca e extração de minerais.

O rápido progresso possibilitou a criação do Distrito de Paz, em 1948, com topônimo hídrico Indiaporã, cujo radical indígena porã significa bonita ; portanto índia bonita , em homenagem aos índios goytacazes que viviam na região.

A fase de maior desenvolvimento ocorreu, no entanto, a partir de 1974, quando a Companhia Centrais Elétricas de São Paulo - CESP, iniciou a construção da barragem da Usina Água Vermelha, no rio Grande. Para atender à infra-estrutura necessária, foram implantadas vias de acesso, unidades médicas e núcleo residencial de 1200 casas, possibilitando a fixação de grande número de novos moradores.

GENTÍLICO: INDIAPORÃENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Indiaporã, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Fernandópolis, com sede no povoado de Indianópolis e com terras desmembradas dos Distritos de Fernandópolis e Pedranópolis
Fixado o quadro territorial para vigorar em 1949-1953, o distrito permanece no Município de Fernandópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Indiaporã, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Fernandópolis. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Fixado o quadro para vigorar em 1954-1958, o município figura com o Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.