Icém

História de Icém - SP

ICÉM SÃO PAULO
HISTÓRICO
O povoado de Água Doce, nasceu da doação do patrimônio ao Bispado de São Carlos, pelo Coronel Domiciano Alves Ferreira. Posteriormente, essas mesmas terras foram vendidas ao capitão Jonas Francisco Alves que reservou três quarteirões, vendendo o restante da gleba para o Major Salustiano Custódio da Silveira que, por sua vez, doou parte para um novo patrimônio e o restante vendeu em lotes para novos moradores.

Contam-se entre fundadores do povoado de Água Doce, além do Coronel Domiciano, do Capitão Jonas e Major Salustiano, Joaquim Chagas de Matos, Marcolino Antônio Rosa, Isaac Alves Ferreira, Benedito Gonçalves de Deus, David Sabino das Neves e Antônio J. das Neves.

Durante a formação político-administrativa, Água Doce, esteve primeiramente subordinada a Barretos até dezembro de 1917, passando a Município de Olímpia até novembro de 1944,quando foi incorporado a Guaraci.

Em dezembro de 1914, foi criado em Água Doce o Distrito de Paz, já com o nome de Icém, que em tupi y-ce, tem o significado do primitivo topônimo (água doce).

A origem do nome é objeto de diversas hipotesses: uma a de que o córrego vizinho ao povoado teria tombado um carro de bois carregado de açúcar, que se dissolveu em suas águas: outra, a que às margensdo mesmo córrego de Água Doce existiam várias famílias que produziam doces caseiros; e a última, talvez a mais acertada, é a de que o nome relaciona-se com a presença dos dois grandes cursos de água doce, os rios Grande e Turvo, que banham suas terras.

GENTÍLICO: ICENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Icém, por Lei Estadual nº 1449, de 28 de dezembro de 1914, no Município de Olímpia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Icém figura no Município de Olímpia.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Icém figura como distrito judiciário, pertencente ao Município de Olímpia.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Icém permanece no Município de Olímpia.

Pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, o Distrito de Icém perdeu parte do território para o novo Distrito de Altair, do mesmo Município de Olímpia. Em 1939-1943, o Distrito de Icém figura no Município de Olímpia.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o Distrito de Icém foi transferido do Município de Olímpia para o novo Município de Guaraci, onde figura em 1945-1948.

Elevado à categoria de município com a denominação de Icém, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Olímpia. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Assim permanece o quadro territorial fixado para vigorar no período de 1954-1958.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.