Guarani D`Oeste

História de Guarani D`Oeste - SP

GUARANI DOESTE SÃO PAULO
HISTÓRICO
O devassamento do Noroeste Paulista, iniciado com Euphy Jales, fundador de Jales, e companhias de colonização, como a CAIC, fundadora de Santa Fé do Sul, motivou a fixação de povoadores atraídos pela fertilidade dos solos facilidade de aquisição de terras e principalmente, pela infra-estrutura básica implantada, destacando-se a Estrada de Ferro Araraquara.

Assim, Antônio Zacarias de Oliveira e Antônio Flávio de Oliveira doaram, em março de 1945, parte de suas terras para formação do patrimônio de Guarani dOeste, cujo loteamento ficou sob a responsabilidade de Antônio Ribeiro. Vários estabelecimentos comerciais foram instalados e, em torno deles, as primeiras residências.

O topônimo adotado deveu-se à Cachoeira dos Índios localizar-se em seu território e porque na época de sua fundação, foram constatados alguns grupos indígenas Guaranis.

As atividades agrícolas, baseadas nas lavouras de café, algodão, milho, soja e amendoim, proporcionaram desde os primeiros anos, o desenvolvimento de Guarani dOeste. Todavia, a fase de maior progresso somente se iniciou em 1974, quando começaram as obras de instalação da hidrelétricaÁgua Vermelha, no Rio Grande. Para atender às necessidades básicas do grande número de trabalhadores requisitados na obra, a CESP criou novas vilas, vias de acesso, escolas, áreas de lazer, expandiu os sistemas de comunicação, aeroporto, e outras estruturas necessárias ao saneamento e abastecimento.

GENTÍLICO: GUARANIENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Guarani dOeste, por Lei Estadual nº 2456, no Município de Fernandópolis.

Elevado à categoria de município com a denomonação de Guarani dOeste, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado de Fernandópolis, com sede no antigo Distrito de Guarani dOeste. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo na divisão territorial datada de 15-VII-1999.