Pindobaçu

História de Pindobaçu - BA

Pindobaçu
Bahia - BA

O território que hoje integra o Município de Pindobaçu fazia parte do Município de Campo Formoso. Surgiu de um pouso de tropeiros, local em que os viajantes das tropas de animais de carga paravam para descansar.

Transformado em povoado com o nome de Lamarão, posteriormente modificado para Pindobaçu, que significa Palmeira Grande, foi criado o distrito pela lei estadual nº 2.041, de 21 de agosto de 1927, e elevado à categoria de vila pelo decreto lei estadual nº 10.724, de 30 de março de 1938.

A povoção permaneceu com o nome de Lamarão até o ano de 1914, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Pindobaçu. A mudança do nome do lugar tem uma explicação muito curiosa. Quando o prédio da estação ficou pronto o nome da localidade deveria ser colocado em seu frontispício, mas os engenheiros da Leste Brasileira acharam que o nome de Lamarão era muito feio para batizar aquele prédio novo e bonito. Decidiram então consultar os moradores acerca de uma possível mudança quanto ao nome da localidade. A consulta foi realizada na residência de Emílio Hilarião. Os moradores consentiram com a mudança, mas não sabiam qual seria o novo nome. Ocorreu que dentre os engenheiros da Leste Brasileira havia um que era estudioso do idioma tupy-guarany, o qual explanou aos presentes que devido a abundância de palmeiras de babaçu naquela região ele propunha que o lugar deveria passar a se chamar Pindobassu, o que no idioma tupy que dizer "palmeira alta". A aceitação foi geral. E como a origem do nome era tupy o mesmo foi grafado com dois ss, tendo a ortografia posterior substituído os dois ss pelo ç como é grafado atualmente.

Gentílico:

Pela lei estadual nº 542 de 04 de março de 1953, foi criado o município de Pindobaçu, sendo seu território desmembrado do município de Campo Formoso.