Estrela D`Oeste

São Paulo

História de Estrela D`Oeste - SP

As terras do atual município de Estrela dOeste já eram habitadas desde 1925, cujas terras pertenciam à família de Antonio Cassimiro. Porém, a ocupação efetiva se dá a partir de 1942 , quando as famílias José Gonçalves de Souza, José Pontiffe e Manoel Olímpio da Silva, conhecido como Manezinho Baiano, constuíram a capela sob invocação de Nossa Senhora da Penha, visando a formação do núcleo urbano
O povoado desenvolveu-se primeiramente na Fazenda Ranchão, surgindo aí as famílias Miotto e Cotrim, cujas propriedades foram em partes loteadas contibuindo para a expansão do povoado.

Os Fundadores de Estrela dOeste são: Sylvestre Aidar, Hernani de Mattos Nabuco, José Mignolli. Estes reuniram-se para escolha do nome da futura cidade e, por sorteio entre três sugestões apresentadas adotaram Estrela dOeste. A sugestão de José Mignoli, Vila Alzira, visava homenagear Alzira Matarazzo, e a de Silvestre Aydar, Vila Fagundes, em homenagem ao poeta Fagundes Varela. Estrela dOeste, sugerida por Hernani de Matos Nabuco, foi uma alusão ao discurso Rumo ao Oeste, proferido por Getúlio Vargas, então presidente da República.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Estrela dOeste, pela Lei Estadual n.º 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado do município de Fernandópolis. Sede no atual distrito de Estrela dOeste (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 23-04- 1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, é criado o distrito de Populina e anexado ao município de Estrela dOeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Estrela dOeste e Populina.

Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, é desmembrado do município Estrela dOeste o distrito de Populina. Elevado à categoria de município. Sob o mesmo Decreto foram criados os distritos de São João das Duas Pontes e Turmalina e anexados ao município de Estrela dOeste.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município de Estrela dOeste é constituído de 3 distritos: Estrela dOeste, São João das Duas Pontes e Turmalina.

Pela Lei Estadual n.º 8.092 de 28-02-1964, são desmembrados do município de Estrela dOeste os distritos de São João das Duas Pontes e Turmalina, elevados à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.