Bertioga

São Paulo

História de Bertioga - SP

Em Bertioga está o Forte São João. Construído em 1547, é considerada a primeira fortaleza erguida no Brasil. Atualmente, é um local destinado para o aprendizado de história.

A Vila de Itatinga é outro patrimônio de Bertioga e que faz parte da história do Brasil. Autêntica vila inglesa, construída em 1910, abriga a primeira usina hidrelétrica do País e que até hoje ajuda a fornecer energia para o Porto de Santos, o maior da América Latina.

Distrito criado com a denominação de Bertioga pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, subordinado ao município de Santos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o distrito de Bertioga figura no município de Santos. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bertioga pela Lei Estadual n.º 7.644 de 30-12-1991, sendo desmembrado de Santos. Sede no antigo distrito Bertioga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.