Artur Nogueira

São Paulo

História de Artur Nogueira - SP

A efetiva colonização da região do Funil deu-se com a criação do núcleo colonial Campos Sales, atual município de Cosmópolis, promovido pelo Coronel José de Sales Leme, que também iniciou a implantação da Ferrovia Carril Agrícola Funilense. Muitos povoadores iniciaram fazendas anexas ao núcleo, povoando o vasto território.

Em 1904, a empresa Artur Nogueira & Cia., proprietária da Usina Ester, produtora de açúcar, doou ao Governo Estadual uma gleba de terras, anexas ao Núcleo Campos Sales, formando a Seção Artur Nogueira.

A ferrovia atingiu a região em 1907, sendo a estação construída próxima ao armazém de Francisco Cabrino, no local chamado Lagoa Seca. A povoação nasceu em torno desta, sendo impulsionada por José Sanseverino, Júlio Caetano, João Pulz, Henrique Steckelberg e as famílias Andrade e Mauro. O rápido desenvolvimento foi ainda favorecido pelas intensas imigrações italiana, alemã e espanhola, que formaram minifúndios dedicados à cafeicultura, produto que predominava no norte paulista, mais tarde substituído em parte por arroz e algodão.

A construção de capela na Seção Artur Nogueira iniciou-se em 1916, quando a povoação foi elevada à categoria de distrito de paz. Sua emancipação ocorreu em 1948, conservando a denominação da empresa que possibilitou seu desenvolvimento.

Distrito criado com a denominação de Artur Nogueira, pela Lei Estadual n.º 1.542, de 30-12-1916, subordinado ao município de Mogi Mirim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Artur Nogueira, figura no município de Mogi Mirim.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Artur Nogueira, pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembrado de Mogi Mirim. Sede no antigo distrito de Artur Nogueira. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 3.198, de 23-12-1981, é criado o distrito de Engenheiro Coelho e anexado ao município de Artur Nogueira.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 7.644, de 30-12-1991, é desmembrado do município de Artur Nogueira o distrito de Engenheiro Coelho.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.