Arandu

História de Arandu - SP

O município teve sua origem com a construção de uma capela, em terreno da fazenda Letreiro, doado, por sua vez, em 1898, para o patrimônio de Nossa Senhora da Boa Morte, denominada Capela do Barreiro, nome que ficou conhecido até 1910, passou depois a se chamar Barreiro (por causa da terra vermelha), no município de Avaré.

Esse nome deu-se ao rio que passava pelas proximidades da sede municipal, cujas margens eram constituídas por banhados conhecidos por Barreiros, os quais atraiam muitos pássaros.

Arandu significa "barulho de papagaios", ave muito comum na região.

Distrito criado com a denominação de Arandu pelo Decreto-Lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, subordinado aos municípios de Avaré e Cerqueira César.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Arandu figura nos municípios de Avaré e Cerqueira César.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Arandu permanece nos municípios de Avaré e Cerqueira César.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado a categoria de município com a denominação de Arandu pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembrado dos municípios de Avaré e Cerqueira César. Sede no antigo distrito de Arandu. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.