Anhumas

História de Anhumas - SP

A constituição histórica do município de Anhumas iniciou-se em 1875 com os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana chegando à região compreendida entre os rios Anhumas, Paranapanema, do Peixe e Aguapeí.

Algumas cartas geográficas, como a de Domingos Ferreira de Medeiros, demonstram que o lugarejo era formado pelas fazendas Anhumas e Laranja Doce, com 30 mil alqueires no total.

Os imigrantes chegaram ao local e ergueram o primeiro cruzeiro em 6 de agosto de 1922, dando início ao povoado de Anhumas que, já em 14 de dezembro de 1928, passa a distrito do território de Presidente Prudente. Em 30 de dezembro de 1953, foi elevado à categoria de município.

Distrito criado com a denominação de Anhumas, pela Lei Estadual n.º 2.309, de 14-12- 1928, subordinado ao município de Presidente Prudente.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Anhumas figura no município de Presidente Prudente.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Anhumas, pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, desmembrado de Presidente Prudente. Sede no antigo distrito de Anhumas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.