Álvaro De Carvalho

São Paulo

História de Álvaro De Carvalho - SP

O antigo povoado de Santa Cecília surgiu no espigão divisor de águas dos rios Peixe e Tibiriçá, na proximidade da confluência dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nas margens da estrada que ligava o então distrito de Garça à região da fazenda Chatebled, atualmente município de Júlio Mesquita.

Por volta de 1930, o mineiro Mamede Barreto construiu a primeira casa do povoado, que, graças à sua localização estratégica e à cultura do café em suas terras férteis, cresceu rapidamente.

Em 16 de janeiro de 1936, o povoado de Santa Cecília é elevado à categoria de distrito do município de Garça. O distrito tem seu nome alterado para Ibéria, em homenagem aos imigrantes da península Ibérica que tiveram papel importante no desbravamento da região, recuperando, posteriormente, o nome da padroeira Santa Cecília para, em 25 de abril de 1937, receber a denominação de Álvaro de Carvalho, em homenagem a um senador da República.

Distrito criado com a denominação de Santa Cecília, pela Lei n.º 2.645, de 16-01-1936, subordinado ao município de Garça.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o distrito de Santa Cecília figura no município de Garça.

Pela Lei Estadual n.º 2.950, de 25-04-1937, é alterada a denominação do distrito de Santa Cecília para Álvaro de Carvalho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Álvaro de Carvalho (ex-Santa Cecília) figura no município de Garça.

Elevado à categoria de município com a denominação de Álvaro de Carvalho, pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembrado do município de Garça. Sede no antigo distrito de Álvaro de Carvalho. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-04-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.