Álvares Machado

São Paulo

História de Álvares Machado - SP

Em 19 de março de 1916, aportou na região, procedente da cidade mineira de Alfenas, o brasileiro Manoel Francisco de Oliveira. A primeira noite ele passou sob uma figueira, cujo local mais tarde passou a ser conhecido como "Brejão", o núcleo inicial do futuro município de Álvares Machado. Com a vinda dos trilhos da Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1919, outros colonizadores aqui se estabeleceram.

No ano de 1921, Manoel Francisco de Oliveira iniciou um loteamento dando-lhe o nome de Patrimônio São Luiz. No mesmo ano, o Governo do Estado de São Paulo mudou a designação da Estação da Estrada de Ferro Brejão para Álvares Machado, em homenagem ao cientista político do Império, Francisco Álvares Machado e Vasconcelos.

A procura de novas terras para agricultura e a facilidade de transporte para os centros consumidores, foram elementos preponderantes no desenvolvimento local, possibilitando seu rápido povoamento.

Distrito criado com a denominação de Alvares Machado, pela Lei Estadual n.º 2.242, de 26-12-1927, subordinado ao município de Presidente Prudente.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Álvares Machado figura no município de Presidente Prudente.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Álvares Machado pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, desmembrado de Presidente Prudente. Sede no antigo distrito de Álvares Machado. Constituído de 3 distritos: Álvares Machado, Alfredo Marcondes e Coronel Goulart, todos desmembrados de Presidente Prudente. Instalado em 01-01-1945.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Álvares Machado, Alfredo Marcondes e Coronel Goulart.

Pela Lei n.º 233, de 24-12-1948, são desmembrados do município de Álvares Machado os distritos de Alfredo Marcondes e Santo Expedito, o segundo criado pela Lei citada acima para constituir o novo município de Alfredo Marcondes.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município de Álvares Machado é constituído de 2 distritos: Álvares Machado e Coronel Goulart.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.