Alto Alegre

História de Alto Alegre - SP

A cidade de Alto Alegre surgiu devido ao fato de que em 1929, moradores do Bairro do Paraguai cultivavam terras na região do atual Bairro Esperancin e Bairro da Cigarra, situados ao extremo sul do município, transitando por meio de precárias estradas existentes em meia ao imenso matagal, onde existiam muitas árvores do tipo Faveiro.

Em 1930, um comerciante denominado José Caparroz Peres, resolveu instalar um estabelecimento comercial de secos e molhados, no local de encontro das pessoas que faziam esse trajeto. Era proprietário das terras o Sr. Manoel Gomes da Pena, o qual doou parte de suas terras para José Caparroz. Este, de posse das terras, ergueu um casebre e começou a exploração comercial, onde atualmente se encontra o imóvel de nº 112 da Av. Dr. Acyr Alves Leite.

Devido ao sucesso alcançado, outros comerciantes se interessaram pelo local, surgindo então um aglomerado de casas residenciais e comerciais recebendo o nome de Faveiral, devido a grande quantidade de faveiros existentes na região. Com o aparecimento deste povoado, Manoel Gomes da Pena quis ver o progresso e começou a luta pela implantação de uma nova cidade no local. Em 1934, o patrimônio Faveiral foi elevado a Distrito de Paz, passou a chamar-se Alto Alegre. O nome surgiu devido à grande hospitalidade oferecida pelos seus moradores e a elevada altitude de que desfruta a cidade, constituindo-se uma das mais altas cidades da região Noroeste do Estado. Em dezembro de 1953, foi elevado à categoria de município com a mesma denominação.

Distrito criado com a denominação de Alto Alegre pelo Decreto-lei Estadual n.º 6.713, de 29-09-1934, subordinado ao município de Penápolis. Instalado em 10-11-1934.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Alto Alegre figura no município de Penápolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alto Alegre, pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, desmembrado de Penápolis. Sede no antigo distrito de Alto Alegre. Constituído de 2 distritos: Alto Alegre e São Martinho dOeste, o segundo criado pela mesma Lei citada acima. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Alto Alegre e São Martinho dOeste.

Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, é criado o distrito de Jatobá e anexado ao município de Alto Alegre.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Alto Alegre, Jatobá e São Martinho dOeste.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.