Aguaí

São Paulo

História de Aguaí - SP

Nos primórdios do Século XVIII, as famílias Alves e Tangerino apossaram-se de terras nesta região em que serpeia o Riacho Itupeva e de onde se avistam, ao longe, as Serras de Caldas. Depois, estes campos passaram a ser propriedade de Bento Dias Moreira, que por sua vez, os transferiu a João Moreira da Silva e Silvestre Antonio da Rosa. No início do Século XIX, João Moreira da Silva vendeu parte de suas terras a João Rodrigues da Fonseca, as mesmas que, depois, foram adquiridas pelo Capitão Joaquim Gonçalves Vallim.

Daí, graças à liberação de várias glebas doadas pelos herdeiros do Capitão Vallim, deu-se a formação da área para inicio do pequeno povoado às margens da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, na Estação de Cascavel, cujo nome é originário de antigo potreiro existente nas suas imediações, o qual, segundo lenda, teria abrigado enorme cobra dessa espécie.

Esta Estação foi inaugurada a 1º de janeiro de 1.887, constituindo-se no ponto de partida do Ramal de Poços de Caldas, ensejando interesse de pessoas fixarem residência e casas de comércio, pois eram vantajosas as perspectivas de desenvolvimento para a localidade.

Nesse mesmo ano, aqui chegou a família Braga, constituída pelo Major João Joaquim Braga, sua mulher dona Placidina Gonçalves Braga e filhos. Ficaram residindo bem próximo à Estação, em casa própria. Major Braga, natural de Braga, Portugal, é considerado o fundador de Cascavel pela reconhecida liderança e empenho no desenvolvimento da região.

Distrito criado com a denominação de Cascavel, pela Lei Estadual n.º 584, de 04-08-1898, subordinado ao município de São João da Boa Vista.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o distrito de Cascavel figura no município de São João da Boa Vista.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aguaí, pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, desmembrado dos municípios de São João da Boa Vista e Mogi-Guaçu. Sede no atual distrito de Cascavel. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01- 1945.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.