Siriri

Sergipe

História de Siriri - SE

Siriri Sergipe - SE

Os primitivos habitantes da região foram indígenas da Aldeia de Japaratuba, chefiados pelo Cacique Siriri, cuja taba era banhada pelo rio que tem o seu nome.

Depois de os indígenas terem abandonado o local, surgiram as primeiras habitações, nas proximidades do rio Pé do Banco, tributário do Siriri, dando origem ao primitivo nome do povoado.

Em 1839, foi criada a Freguesia, com o nome de Jesus, Maria, José do Pé do Banco. Passou a denominar-se Siriri, em 1874.

Gentílico: siririense

Distrito criado com a denominação de Siriri, pela provincial nº 24, de 06-03-1839.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Siriri, pela lei provincial nº 961, de 26-031874, desmembrado de Divina Pastora. Sede na antiga povoação de Jesus Maria e José do Pé Branco. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município já denominado Simão Dias é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.