Poço Verde

Sergipe

História de Poço Verde - SE

Poço Verde Sergipe - SE

As primeiras penetrações no território de Poço Verde datam de 1609, quando Antônio Guedes adquiriu uma sesmaria, cujos limites abrangiam todas as terras que atualmente formam esse município.

O topônimo veio de uma fazenda que tinha o nome de Poço Verde, onde formou-se um aglomerado de habitações, dando origem à povoação, dentro do território de Campos (atualmente Tobias Barreto).

Pelo ano de 1863 é que a localidade primitivamente forma-se ao lado direito do Rio Real (Estado da Bahia), sendo depois não se sabe se por questão de ordem fiscal, política ou de outra natureza Transferida para o lado de cá do rio (Estado de Sergipe). Pouco depois Sebastião da Fonseca Dórea institui na localidade o capelado de Santa Cruz de Poço Verde.

Devido a fertilidade das terras Poço Verde apresente rápido desenvolvimento, daí, por disposição no Decreto-Lei Federal nº 311, de 2 de março de 1938 é elevada à categoria de Vila.

Pela Lei nº 525-A, de 25 de novembro de 1953, a Vila de Poço Verde é elevada à categoria de cidade, desmembrada, assim, do Município de Tobias Barreto.

Gentílico: poço-verdense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Campos o distrito de Poço Verde.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Pelo decreto-lei estadual nº 533, de 07-12-1944, que revogou o de nº 377, de 31-121943, o município de Campos passou a denominar-se Tobias Barreto.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Poço Verde, figura no município de Tobias Barreto ex-Campos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Poço Verde, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado de Tobias Barreto. Sede no antigo distrito de Poço Verde. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.