Vargem

História de Vargem - SC

Vargem
Santa Catarina - SC

Em meados de 1940, deu-se o início do povoamento desta localidade, cujo terreno apresentava-se cortado por um pequeno rio que seguia por um percurso muito plano, sendo por isso que os habitantes da época passaram a chamá-lo de Rio da Vargem.

As primeiras famílias que estabeleceram residência neste local eram oriundas do litoral de Santa Catarina, de origem italiana, alemã e cabocla, que com o passar do tempo desenvolveram atividades na agricultura, comércio e indústria.

Distrito criado com a denominação de Vargem, pela Lei Municipal n.º 280, de 28-05-1957. Desmembrado do distrito de Abdon Batista e Campos, subordinado ao município de Campos Novos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Vargem figura no município de Campos Novos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vargem, pela Lei Estadual n.º 8.432, de 12-12-1991, desmembrado de Campos Novos. Sede no antigo distrito de Vargem. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.