Vargeão

História de Vargeão - SC

Vargeão
Santa Catarina - SC

Vargeão é um pequeno município localizado no Alto Vale do Rio Irani, Região Oeste de Santa Catarina, pertencente a Microregião da Amai.

Teve seu início por volta de 1938, através da Colonizadora Cruzeiro, quando chegaram os primeiros desbravadores oriundos do Rio Grande do Sul em busca de terras férteis. A grande várzea existente no local deu origem ao nome Vargeão.

O primeiro colonizador que chegou foi Fortunato Danielli com seus filhos Jacinto e Mamante, posteriormente vieram suas famílias. Fixaram residência também, Isidoro Fiorini e sua esposa Helena, a qual foi a primeira mulher que ali chegou. Ainda João Batista Berté e seus filhos. Em seguida as famílias Danielli, Frozza, Basso, Pavan, Capelina, Assolini e outras que iniciaram o desbravamento e em seguida a colonização da região.

Os primeiros colonizadores da época constituiam-se quase que em sua totalidade de descendentes de italianos, por isso a língua predominante ficou sendo o italiano.

Inúmeras dificuldades surgiram desde o início da colonização: falta de Eetradas, comunicações e a distância dos centro comerciais, deixando a Vila praticamente isolada. Aos poucos os problemas foram se solucionando, e a medida em que crescia a população as necessidades vinham à tona.

A primeira escola foi criada no dia 12 de março de 1950, tendo como primeira professora a Sra. Guilhermina Mattes Parizzoto, que chegou em 15 de Janeiro de 1939. A escola era uma espécie de associação mantida pela comunidade.

A primeira Igreja foi construida em 1953, também através de mutirão comunitário. O primeiro padre foi o Sr. Luiz Heinen. Sua chegada foi em 1946, onde deu assistência durante 7 anos e 2 meses.

Lentamente tem início a expansão do comércio, a exploração da madeira e em pequena escala, a industrialização da erva-mate.

Faz parte da história do Municipio, o Museu Cônego Willibaldo Grunval que está junto a Igreja Matriz. Cônego Willibaldi nasceu na Alemanha, em 1955 se instalou em Vargeão, onde atuou como Vigário até 1982, tendo falecido em 1995 e enterrado em Vargeão.

Gentílico: vargeonense

Com o desenvolvimento e o progresso, em 1959, a Vila foi elevada à categoria de Distrito, passando a pertencer ao Município de Faxinal dos Guedes.

Em 16 de março de 1964, através da Lei Estadual nº 954, foi criado o Município de Vargeão, e sua instalação definitiva se deu em 21 de abril do mesmo ano.