Urupema

História de Urupema - SC

Com a denominação de Santana, Urupema foi fundada por Manoel Pereira de Medeiros. Sua data de fundação é 25 de março de 1918. A escolha do nome foi em homenagem a Santa Ana, a qual o fundador era devoto.

Pela Lei 170 de 27 de outubro de 1923 foi criado o distrito de Santa Ana, cuja instalação ocorreu em 14 de julho do ano seguinte, subordinado ao município de São Joaquim.

A mudança do nome de Santana para Urupema, deve ter ocorrido em fins de 1943, através de um decreto do Ministro dos Transportes, à época, responsável pelos Cor´reios e Telégrafos, pois já havia outra localidade, mais antiga, com a mesma denominação.

A emancipação política e administrativa ocorreiu em janeiro de 1988, constituindo-se do distrito sede.

O município é um dos mais frios do Brasil, com ocorrência de geadas e neve durante o inverno.

A economia do município advem da atividade agropecuária, com grande produção de maça, batata semente e morangos. Destáca-se também a produção de flores e psicultura (trutas).

Eventos: Festa da Truta e Festa da Padroeira (Santa Ana).