Mutuípe

Bahia

História de Mutuípe - BA

MUTUÍPE BAHIA Monografia - N.° 066 Ano: 1956
ASPECTOS HISTÓRICOS Até meados do século XIX, toda a zona ribeirinha do rio Jiquiriçá, abrangendo o território do atual Município de Mutuípe, era habitada por índios, que pouco a pouco abandonaram a região, à medida que seus domínios eram conquistados pêlos brancos.

Em 1849, Manoel João da Rocha, juntamente com outros pioneiros, chegou ao local onde hoje está situada a sede do Município, iniciando derrubadas e entregando-se ao cultivo da terra. Entre as propriedades dos primeiros povoadores encontrava-se a Fazenda Mutum, assim denominada pela abundância verificada da ave do mesmo nome (craxalector). Segundo Teodoro Sampaio, o topônimo Mutuípe vem de "mutum", ave do local, e "ipe", que em tupi-guarani quer dizer "forte".

Situada no antigo Município de Jiquiriçá, a Fazenda Mutum ficava à margem de uma estrada que ligava os sertões do sudoeste baiano a Minas Gerais. Os tropeiros que por ali transitavam faziam daquela propriedade ponto de repouso e reabastecimento. Devido a isso, bem assim à fertilidade do solo e ao espírito progressista do proprietário Bernadino Lopes, começou a formar-se em Mutum, por volta de 1900, um pequeno núcleo de agricultores e negociantes.

Com a chegada dos trilhos da "Tramroad de Nazaré", a 29 de janeiro de 1905, ligando o Município ao porto fluvial de Nazaré, teve início uma nova fase de progresso.

A Lei Estadual n.° 778, de 30 de maio de 1910, transfere para o próspero povoado o Distrito de Paz de Riacho da Cruz.

Em 1920 foi desencadeado um movimento pela emancipação político-administrativa do povoado de Mutum, como passou a ser conhecido na região. Tanto que em 26 de julho de 1926 foi aprovada, na Câmara Estadual, a Lei n.° 1882, criando o Município de Mutuípe, instalado a 12 de outubro do mesmo ano.

Segundo o quadro da divisão territorial vigente em 1.° de julho de 1955, o Município de Mutuípe e composto de um único distrito.

O Município de Mutuípe pertencia ao Termo de Jiquiriçá, da Comarca de Ubaíra, até 2 de Julho de 1949, quando, por força da Lei n.° 175, foi criada a Comarca de Mutuípe, que compreende o Município de mesmo nome.