Saudades

História de Saudades - SC

Localizado no Oeste de Santa Catarina o Município de Saudades é predominantemente formado por descendentes de Alemães e em menor número Russos e Italianos.

Na década de 30 o Processo de Colonização na Região expandiu-se e os primeiros colonizadores vindos do Rio Grande do Sul instalaram-se às margens do Rio Saudades,iniciando uma história de Luta e Persistência,onde suas principais ferramentas eram a vontade e o trabalho.O moradores mais antigos dizem que o Nome da Cidade dá-se devido a Saudade que sentiam os primeiros colonizadores de seus Parentes e amigos.

Em 1950, Saudades foi considerado Distrito de Chapecó, erm 1954 fez parte de São Carlos e no dia 30 de Dezembro de 1961 foi emancipado.

Distante 65 km de Chapecó e 630 km da Capital Florianópolis ,o Município tem na Agropecuária o Cultivo e comercialização do Milho, Soja, Fumo e Mandioca, além da Criação de Suínos,bovinos, aves e Gado Leiteiro. No Setor Secundário, Destaca-se a Eletrificação,Setor Moveleiro e Confecções.