Salto Veloso

História de Salto Veloso - SC

Salto Veloso
Santa Catarina — SC

A colonização teve início em 1930 com a venda de terras pela empresa colonização Mozele & Eberle.

É uma cidade de etnia predominantemente italiana cujas famílias colonizadoras são procedentes do sul do estado e da Serra Gaúcha. Quando aqui chegaram encontraram expressiva presença de caboclos que já haviam pré colonizado o local. Os primeiros colonos, vindos do Rio Grande do Sul, foram Pedro de Bastiani e Isidoro de Bortoli.

O nome da cidade está ligado ao seu primeiro morador, o caboclo Antônio José Veloso, que entre os anos de 1897 e 1900 chegou ao local e construiu sua moradia as margens do rio próximo as quedas d′água, hoje situadas na área urbana. Local este onde passavam costumeiramente tropas de mula e gado arrebanhados nos campos de palmas e que seguiam com destino a Perdizes, hoje Videira. A amizade dos viajantes com o caboclo Veloso fez do seu rancho um ponto de referencia ao longo do trajeto, um lugar de parada e descanso durante as tropeadas. Desta maneira o local passou a ser denominado "O Salto do Veloso". Posteriormente passaram a referir-se a ele como "Salto Veloso".

O distrito criado com a denominação de Veloso, ex-povoado pela Lei Municipal n.º 7, de 06-04-1957. Desmembrado do distrito de Arroio Trinta, subordinado ao município de Videira.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Veloso figura no município de Videira.

Elevado à categoria de município com a denominação de Salto Veloso, pela Lei Estadual n.º 782, de 15-12-1961, desmembrado de Videira. Sede no antigo distrito de Veloso, atual Salto Veloso. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração toponímica distrital

Veloso para Salto Veloso alterado, pela Lei Estadual n.º 782, de 15-12-1961.