Ponte Serrada

História de Ponte Serrada - SC

Ponte Serrada
Santa Catarina - SC

Segundo depoimento de moradores antigos, uma das primeiras pessoas a chegar em Ponte Serrada, foi Antônio Simões Cavalheros, por volta de 1913, vindo logo depois José Ribeiro Dias, Alberto Dalcanalle e José Bortolacci, praticamente o fundador da cidade em 01 de agosto de 1926. Todos eles eram colonos oriundos do Rio Grande do Sul e os primeiros imigrantes eram de origem italiana, alemã e gaúcha.

Os tropeiros que passavam por esta região em caravanas, juntamente com os colonos que residiam nela, decidiram construir uma ponte, que foi feita de madeira serrada a mão, quanto que, até então, todas eram feitas de tábuas e vigas lascadas, assim originando o nome do município, antes conhecido como Pouso dos Tropeiros.

Em 1924 com a instalação da empresa colonizadora Ângelo de Carli e Irmãos & Cia LTDA., começaram a chegar os colonizadores iniciando-se assim o desenvolvimento da comunidade.

Distrito criado com a denominação de Ponte Serrada, pelo Decreto-lei Estadual n.º 238, de 01-12-1938, com território desmembrado dos distritos de Horiciliopolis e Irani, subordinado ao município de cruzeiro.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Ponte Serrada
figura no município de Cruzeiro.

Pelo Decreto-lei n.º 941, de 31-12-1943, o município de Cruzeiro passou a denominar-se Joaçaba.

No quadro fixado para vigorar período de 1944-1948, o distrito de Ponte Serrada figura no município já denominado Joaçaba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ponte Serrada figura no município de Joaçaba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ponte Serrada, pela Lei Estadual n.º 348, de 21-06-1958, desmembrado de Joaçaba. Sede no antigo distrito de Ponte Serrada. Constituído de 2 distritos: Ponte Serrada e Coronel Passos Maia. Desmembrado do município de Joaçaba. Instalado em 27-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Ponte Serrada e Coronel Passos Maia.

Pela Lei Estadual n.º 775, de 1-12-1961, é criado o distrito de Dom Carlos e anexado ao município de Ponte Serrada.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 3 distritos: Ponte Serrada, Coronel Passos Maia e Dom Carlos.

Pela Lei Estadual n.º 8.480, de 12-12-1991, desmembrado do município de Ponte Serrada o distrito de Passos Maia ex-Coronel Passos Maia. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de distrito sede.

Pela Lei Municipal, n.º 1.223, de 09-09-1992, é criado o distrito de Bahia Alta e anexado ao município de Ponte Serrada.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído de 2 distritos: Ponte Serrada e Bahia Alta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.