Pomerode

História de Pomerode - SC

Pomerode
Santa Catarina - SC

A região onde hoje se situa o município de Pomerode fazia parte da Colônia Blumenau, empreendimento privado de colonização do Vale do Rio Itajaí-Açu por imigrantes alemães. A ocupação dos primeiros lotes coloniais ao longo do Rio do Testo, dando início ao que viria a ser o município de Pomerode, deu-se em 1861, apenas onze anos após a fundação da Colônia Blumenau, como parte da estratégia de se estabelecer uma ligação terrestre com a colônia de Dona Francisca, na região de Joinvile, no noroeste do Estado, possibilitando assim o incremento do comércio entre as duas colônias.

As regiões de imigração costumavam receber o nome da localidade de onde eram proveniente seus colonizadores. Assim se deu com os primeiros lotes ocupados na margem do Rio do Testo, próximos à sua confluência com o a Rio Itajaí-Açu, em uma região que hoje ainda faz parte de Blumenau. Lá foram assentadas inicialmente seis famílias originárias de Baden, na Alemanha, razão pela que a região foi denominada de Badenfurt. Da mesma forma o nome Pomerode deriva de origem de seus fundadores, pois nos trechos médio e superior do Rio do Testo, onde se localiza o município de Pomerode, os lotes coloniais foram ocupados por imigrantes provenientes da Pomerânia, no norte da Alemanha, junto ao Mar Báltico.

Divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Blumenau o distrito de Rio do Testo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Rio Testo permanece no município de Blumenau.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pomerode, pela Lei Estadual n.º 380, de 19-12-1958, desmembrado de Blumenau. Sede o antigo distrito de Rio Testo, atual Pomerode. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração Toponímica Distrital

Rio Testo para Pomerode alterado, pela Lei Estadual n.º 380, de 19-12-1958.