Paulo Lopes

História de Paulo Lopes - SC

Paulo Lopes
Santa Catarina - SC

A primeira tentativa de colonizar a região data de 1677, através de duas famílias que queriam chegar em Laguna e, devido ao cansaço, resolveram se instalar num lugarejo, hoje denominado de Ponta do Faísca, dando começo à lavoura e à pesca.

A ocupação efetiva do local se deu no século XVIII, com a vinda do Coronel Paulo Lopes Falcão e de famílias açorianas e madeirenses. As terras foram cultivadas com a ajuda dos índios Carijó que habitavam as proximidades, e, mais tarde, com a ajuda dos escravos.

Gentílico: paulolopense

Pela resolução nº 171 de 08/04/1890 foi criada a Freguesia de Paulo Lopes.

Pelo decreto estadual nº 25 de 11/12/1930 passou a ser um distrito, vinculado ao município de Palhoça, assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1960.

Embora fora registrado com esse nome, Paulo Lopes erguia-se com o nome de Olaria, motivado pelo grande número de olarias de tijolos e telhas que ali se instalaram.

Pela Lei Estadual nº 798 de 20/12/1961, o distrito desmebra-se de Palhoça e passa a município.