Papanduva

História de Papanduva - SC

Papanduva Santa Catarina - SC
:
ANTES de 1816, já havia tráfego regular de tropeiros pela histórica Estrada de Mata São Paulo - Curitiba - Lages -Rio Grande do Sul, que passava pelo povoado de Papanduva, então denominado São Thomaz.

O topônimo originou-se devido à passagem obrigatória dos tropeiros que faziam sua pousada nessa região, quando em viagem para o norte ou sul, dada a abundância de pastagem denominada papua, vulgarmente chamada de papanduva.

Com a reconstrução da Estrada da Mata, entre 1827 e 1828, trabalhadores com suas famílias, oriundos do Estado do Paraná, fixaram residência em Papanduva, dedicando-se à cultura de cereais e à extração da erva-mate.

Os primeiros moradores do Município foram: Antônio Bueno, Francisco Torquato, Manoel Amora e outros.

A colonização , propriamente dita, do Município ocorreu com a vinda do elemento europeu, por volta de 1880, predominante os ucranianos e poloneses.

Gentílico: papanduvense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Papanduva, pela lei municipal nº 73, de 10-09­1917, subordinado ao município de Santa Cruz de Canoínhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Papanduva figura no município então denominado de Canoínhas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Papanduva figura no município de Canoínhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Papanduva permanece no muncípio de Canoínhas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Papanduva, pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, desmembrado de Canoínhas. Sede no antigo distrito de Papanduva. Constituído do distrito sede. Instalado em 11-04-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído distrito sede.

Pela lei municipal nº 4, de 09-07-1958, é criado o distrito de Monte Castelo e anexado ao município Papanduva.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Papanduva e Monte Castelo.

Pela lei estadual nº 818, de 23-04-1962, desmembrasdo do município de Papanduva o distrito de Monte Castelo. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 942, de 09-12-1963, é criado o distrito de Nova Cultura e anexado do município do município de Papanduva.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Papanduva e Nova Cultura.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.