Nova Veneza

História de Nova Veneza - SC

NOVA VENEZA - SC

:

Em janeiro de 1891 Miguel Nápoli, original da Sicília-Itália, chegou a Nova Veneza para comandar a abertura de estradas, a demarcação das terras e a construção de uma serraria para receber os imigrantes italianos oriundos de Veneza-Itália, que chegaram em junho do referido ano, num total de 400 famílias. Em outubro chegaram mais 500 famílias provenientes de Veneza e Bergamo na Itália, culminando com a fundação de Nova Veneza.

Cabe registrar que Nova Veneza foi a primeira colônia do Brasil República, modelo a ser seguido no restante do país. Recebeu este nome, em virtude da origem dos colonizadores, oriundos da região de Veneza-Itália. Sua economia baseia-se na agricultura, com tendência a ter novo pólo turístico, em função da preservação histórica e do incentivo ao turismo. Na agricultura, seus principais cultivos são arroz e milho, enquanto na indústria prevalece a metalurgia desenvolvida no distrito de Caravágio.

A Lei nº 123 de 02/01/1912 criou o distrito com a denominação de Nova Veneza, subordinado ao município de Araranguá. Em 1913 foi elevado a Vila, pertencente ao município de Campinas, hoje Araranguá. Em 1926, passou a pertencer ao novo município de Criciúma. Em 21/06/1958, com a Lei estadual nº 348, emancipou-se, tornando-se município de Nova Veneza. Hoje o município é composto pelos distritos de Nova Veneza, Nossa Senhora do Caravágio e São Bento Baixo.