Morro Da Fumaça

História de Morro Da Fumaça - SC

MORRO DA FUMAÇA - SC
:
Morro da Fumaça fazia parte do município de Urussanga quando, em 1900, famílias vindas da Bielo-Rússia se instalaram construindo casas e igrejas e vivendo praticamente da criação de porcos. Alguns anos depois, em 1910, esses primeiros habitantes partem para outras localidades onde poderiam conviver com russos e vendem suas terras para italianos provenientes das comunidades de Rio Cocal, Rio América, Rio Carvão e Rio Galo.

Duas hipóteses procuram explicar a origem do nome do Município. A primeira, conta que em uma colina, onde era feito o embarque de carvão proveniente de Criciúma, havia uma extensa área alagadiça que criava densa neblina ao amanhecer, cobrindo todo o morro. Já a segunda versão diz que carreteiros, que levavam uma série de produtos para o porto de Laguna, acendiam fogueiras em cima de um morro para passar a noite, e a fumaça podia ser vista a quilômetros de distância
Morro da Fumaça tornou-se distrito de Urussanga através do decreto nº 106 de 23/04/1931, instituído pelo Interventor Federal do governo revolucionário de Getúlio Vargas. Já sua transformação em Município operou-se em 27 de abril de 1962, pela lei estadual nº 816. Além do distrito sede, os fumacenses contam com o distrito de Estação Cocal, por onde passava a antiga estrada de ferro.

A economia apresenta uma forte indústria cerâmica e de beneficiamento de arroz, além de confecções e da mineração da fluorita. A população estimada de Morro da Fumaça em 2008, segundo o IBGE é de 15.994 habitantes.