Monte Carlo

História de Monte Carlo - SC

Monte Carlo
Santa Catarina — SC

No ano de 1850, chegou a nossa região Joaquim Correa de Mello e sua família, vindos do Campo do Tenente, no Paraná. Ele adquiriu a Fazenda Velha do Espinilho. Localizada no lugar chamado Butiá, próximo a Taquaruçu, a região era densamente coberta por matas de araucárias e imbuias e povoada por índios (Kaigang e Xokleng) chamados de bugres pelos brancos desbravadores.

Na década de 40, a chegada das primeiras empresas madeireiras instaurou um ciclo de desenvolvimento à região. A principal indústria veio da vizinha Tangará trazida pela família Pisani. Para tocar a serraria, os Pisani trouxeram funcionários de outras cidades próximas e que aqui moravam em um pequeno hotel da cidade, voltavam para casa somente nos finais de semana. Aos poucos, a empresa madeireira passou a construir casas para os trabalhadores, e a cidade foi sendo formada.

O nome Monte Carlo tem origem na visita do Sr. Carlos Pisani ao Principado de Mônaco, na Europa, onde está localizada a cidade de Monte Carlo. Seu entusiasmo foi tão grande que a população resolveu, para homenageá-lo, trocar a denominação Espinilho por Monte Carlo.

Monte Carlo está dentro do espaço territorial que se chamou de Região do Contestado, palco de disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina, encerrada em 1916. O local foi base para concentração de forças militares para o 2º ataque a Taquaruçu, em 1913, durante a Guerra do Contestado (1912-1916).

Distrito criado com a denominação de Monte Carlo, pela Lei Estadual n.º 320, de 16-05-1963, subordinado ao município de Campos Novos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Monte Carlo figura no município de Campos Novos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Carlo, pela Lei Estadual n.º 8.351, de 26-09-1991, desmembrado de Campos Novos. Sede no antigo distrito de Monte Carlo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.