Massaranduba

Santa Catarina

História de Massaranduba - SC

Por volta de 1870 chegaram à região de Massaranduba os primeiros imigrantes alemães. Na época, a área se dividia entre duas localidades: Campinha e Patrimônio.

As terras começaram a produzir e a região a prosperar, com a chegada de mais ocupantes de lotes coloniais.

Diante da necessidade de organizar a ocupação dos lotes e de dar aos imigrantes um documento que atestasse o seu direito a propriedade, em 1885 o agrimensor Oscar Shipmann foi autorizado a iniciar suas atividades de demarcação e medidas das terras devolutas do Lago Massaranduba, trabalho que foi concluído apenas em 1892.

A terra foi dividida em 105 lotes coloniais e consequentemente alugada para 105 arrendatários, até que os títulos definitivos de propriedade foram assinados.

A formação étnica de Massaranduba manteve-se basicamente germânica, embora mais tarde, por volta de 1908, tenham chegado à região imigrantes italianos e poloneses.

Pela Lei n° 247 de dezembro de 1948, foi criado o município de Massaranduba. No entanto, pouco durou o novo município, pois no segundo semestre de 1949, a sede e a denominação passaram de Massaranduba, para 2° Distrito de Guaramirim.

Finalmente, através da Lei Estadual n° 746/61, de 29 de agosto de 1961, Massaranduba volta a ser emencipado, recebendo o nome de Adolfo Konder, contestado pela população. Como resultado de um abaixo-assinado, o município voltou a denominação de Massaranduba. Dia 11 de novembro, foi instalada a sede do município.