Leoberto Leal

História de Leoberto Leal - SC

té 1917 a região onde se localiza Leoberto Leal era de mata Virgem, habitada por índios que pejorativamente eram chamados pelos homens brancos de bugres, pertencentes à tribo Xokleng e Kaigang, sendo também chamados de botocudos devido ao enfeite labial que os adultos do sexo masculino usavam. Nesta época, os caçadores Rodolfo Endersen e Antônio França Tonico, deram ao local o nome de Vargedo, pois parecia ser uma grande vargem. Neste mesmo ano Rodolfo Endersen, construiu para sua residência o primeiro rancho em frente, onde hoje, se encontra a igreja evangélica do Alto Vargedo. Rodolfo era natural de Santa Tereza, hoje Catuira, distrito de Alfredo Wagner e Tonico natural de Angelina, município de São José. Por volta de 1918, atraídos por noticias que o lugar possuía ótimas terras para a agricultura, chegaram mais algumas famílias, oriundas de Angelina e Santo Amaro da Imperatriz, as quais se instalaram a uns 2 km ao norte do Vargedo, deram o nome ao local de Barra do Rio Antinha. No decorrer dos anos vieram mais famílias, descendentes de alemães, italianos, portugueses, poloneses, tornando assim o Vargedo uma área de colonização.. Por Decreto Estadual nº 217 de 05-03-1932, foi desmembrado o Distrito de Nova Trento e instalado no dia 17-04-1932.

O municipio de Leoberto Leal, foi criado pela Lei nº 856 de 21-12-1962. Sua instalação ocorreu em 17-02-1963. Seu nome é em homenagem ao ex-deputado catarinense Leoberto Leal.

Gentílico: Leobertense
Comarca: Ituporanga