Laurentino

História de Laurentino - SC

O primeiro desbravador da região de Laurentino foi um açoriano chamado João Venceslau Pereira. Ele chegou ao local no início do século XX e construiu sua casa às margens do Rio Itajaí do Oeste. Uma enchente devastadora, em 1911, elevou as águas do rio 16,6m e obrigou João Venceslau a se transferir para uma área mais alta, onde construiu uma serraria, um moinho manual e uma casa de comércio. Pouco depois, o desbravador mudou-se novamente, desta vez para Presidente Getúlio, e nunca mais retornou. Até 1912, a região recebeu muitos aventureiros em busca de riquezas naturais, mas nenhum se estabeleceu. Com a chegada dos imigrantes alemães e italianos é que a colonização da área efetivamente começou. Para escapar das enchentes, os colonizadores buscaram as matas, onde encontraram grupos de índios xokleng, que fugiam a cada encontro com os brancos. A pacificação dos índios foi realizada por um jovem de apenas 20 anos, Eduardo de Lima e Silva Hoerhan, neto do famoso Duque de Caxias. O distrito foi criado com a denominação de Laurentino, pela lei municipal nº 301, de 01-05-1957, subordinado ao município de Rio do Sul.

Foi promulgado município com a denominação de Laurentino, pela lei estadual nº 830, de 12-06-1962, desmembrando-se de Rio do Sul. Sua instalação ocorreu em 25-07-1962.

Gentílico: Laurentinense
Comarca: Rio do Oeste