Jardinópolis

História de Jardinópolis - SC

HISTÓRIA
Em 1948 chegaram à região de Jardinópolis os primeiros colonizadores, gaúchos descendentes de italianos. Oriundos das localidades de Guaporé, Paim Filho e Erechim, eles buscavam boas terras para plantar, mas encontraram também madeira abundante e passaram a viver da agricultura e da extração de madeira. Durante a viagem enfrentaram muita cerração e, quando avistaram o verde das matas, compararam o local a um grande jardim. O primeiro nome foi Vila Jardim, mudado depois da emancipação, em 1992, para Jardinópolis,que antes pertencia ao Município de União Do Oeste.

CARACTERÍSTICAS
A Capela Santo Antônio, construída em madeira na década de 1960, e a cascata com piscina natural de Linha Barrinha atraem visitantes das cidades próximas.

Data de fundação - 20 de março de 1992.

TURISMO
A agropecuária tornou-se a principal atividade econômica do município depois que as matas de madeira-de-lei foram devastadas sem o devido reflorestamento. Nas pequenas e médias propriedades plantam-se feijão, milho e soja. Destaca-se também a criação de suínos e de aves, em sistema integrado com a Cooperalfa, de Chapecó, além de gado leiteiro e de corte. A falta de estradas pavimentadas dificulta o desenvolvimento da cidade, que tem dificuldade para escoar sua produção e também em receber novas empresas. Existem duas fábricas na cidade: uma de lingüiça, que processa mensalmente 8.200kg de carne, e uma de cadeiras, que vende sua produção para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os turistas costumam visitar uma cascata com piscina natural em Linha Barrinha o local é muito procurado para acampamentos. Outra atração é a Capela Santo Antônio, toda construída em madeira.

Data festiva - 20 de março (aniversário da cidade).

Principais atividades econômicas - Agropecuária.

População - 1.997 habitantes.

Colonização - Italiana.

Principais etnias - Italiana.

Localização - Extremo-Oeste, a 620km de Florianópolis.

Área - 67,1km2.

Clima - Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 19,2°C.

Altitude - 525m acima do nível do mar.

Cidades próximas - Formosa do Sul, União do Oeste, Irati, Coronel Freitas, Águas Frias, Nova Erechim, Pinhalzinho.