Jaguaruna

História de Jaguaruna - SC

Jaguaruna Santa Catarina - SC
:
O PRIMEIRO habitante do Município de Jaguaruna foi o Coronel Luiz Francisco Pereira, que, em 1867, para lá se dirigiu com sua família, a fim de receber a concessão de sesmaria, como primeiro habitante da região, uma vez que, as terras do município de Palhoça, de onde procedia, eram pouco férteis o que o incentivou a deslocar-se.

Em 1869, chegaram Joaquim Marques, Francisco Rebelo e Manoel Marques, atraídos, também, pela fertilidade das terras.

A exuberância das terras fez com que os colonizadores a denominassem de Campo Bom. Não tardou, foi substituído pelo atual Jaguaruna, em virtude do aparecimento de um jaguar preto onde hoje é a sede municipal.

Os primeiros exploradores encontraram índios esparsos, misteriosamente desaparecidos nos primeiros anos.

Em 1875, foi construído o primeiro templo católico, sendo o Padre José Ferreira Guedes, o primeiro Vigário da Paróquia.

Em 1880, Jaguaruna foi elevada à Freguesia. Em 1883, foi extinta para, um ano mais tarde, tornar novamente aquela categoria, porém com parte de seu território desmembrado, e integrado no de Tubarão.

Gentílico: jaguarunense

Formação Administrativa:
Freguesia criada com a denominação de Jaguaruna, por lei provincial nº 877, de 05-03­1880, subordiando ao município de Laguna.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Jaguaruna, por decreto estadual nº 38, de 06-01-1891, desmembrado de Laguna. Sede na vila de Jaguaruna. Constituído de distrito sede, Instalado em 02-05-1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de distrito sede. Por lei estadual nº 1451, de 30-08-1923, o município foi extitnto, sendo seu território anexado ao município de Laguna. Elevado novamente à categoria de município com denominação de Jaguaruna, pelo decreto estadual nº 25, de 11-12-1930, desmembrado de Laguna. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de distrito sede. Em divisão territorial datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município de Jaguaruna aparece com 2 distritos: Jaguaruna e Vinte e Quatro de Outubro. Pelo decreto-lei estadual nº 86, de 31-03-1938, o distrito de Vinte e Quatro de Outubro passou Sangão.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Jaguaruna e Sangão. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Jaguaruna e Sangão. Pela lei estadual nº 8552, 30-03-1992, desmembra de Jaguaruna o distrito de Sangão.

Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim paermanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.