Irineópolis

História de Irineópolis - SC

Irineópolis
Santa Catarina - SC

A família de Caetano Valões formou um pequeno povoado em 1885, que mais tarde se transformou na localidade de Valões, em homenagem aos fundadores. Naquele período, o vilarejo estava sob a jurisdição do Estado do Paraná, e só passou definitivamente para Santa Catarina em 1916, com a assinatura de um acordo que estabeleceu as divisas entre os dois Estados.

Mas, antes disso, entre 1912 e 1916, toda a região esteve envolvida na Guerra do Contestado, uma batalha que tinha como causas o fanatismo religioso, o descontentamento de alguns setores com a exploração desenfreada da região e o problema de divisa entre os territórios em conflito.

Solucionado o impasse, foram chegando os primeiros imigrantes, alemães, poloneses e em pequena escala italianos.

Gentílico:

Em 1921 a localidade foi elevada à categoria de Distrito de Porto União.

Através da Lei Estadual n° 820, de 23.04.62, Porto União foi elevado à categoria de Município, ocorrendo a sua instalação em 22 de julho do mesmo ano.