Ipumirim

História de Ipumirim - SC

Ipumirim
Santa Catarina - SC

No ano de 1.325, a Empresa Colonizadora Eberle, Mosele Ahrons e Cia. adquiriu uma área de terra, aproximadamente 5.500 colônias de 10 alqueires com a finalidade de fundar a cidade de Concórdia e colonizar essas terras.

Naquela época, o lugar pertencia ao município de Limeira, depois Cruzeiro do Sul, hoje Joaçaba. A empresa iniciou, no mesmo ano, o trabalho com colonos do Rio Grande do Sul e alguns de Santa Catarina. Sertão adentro, picadas e vários caminhos foram feitos, a fim de dar às famílias desses colonos, entrada a diversos lugares reservados à sede, além de entusiasmar os compradores e facilitar a venda das colônias.

Formam, mais tarde, um núcleo populacional familiar com o nome de Harmonia, depois Rio Branco e, em 1946, passou a ser chamado Ipumirim, que perdura até hoje.

Ipumirim é palavra tupi-guarani e vale pequeno, nome dado em virtude da existência de um riacho perto do perímetro urbano da cidade.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Rio Branco, pelo Decreto-lei Estadual n.º 238, de 01-12-1938, subordinado ao município de Concórdia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Rio Branco, figura no município de Concórdia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Engano figura no município de Concórdia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o distrito já denominado Ipumirim figura no município de Concórdia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipumirim, pela Lei Estadual n.º 877, de 29-03-1963, desmembrado de Concórdia. Sede no antigo distrito de Ipumirim. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alterações Toponímicas Distritais

Rio Branco para Engano alterado, pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943.

Engano para Ipumirim alterado, pela Lei Estadual n.º 247, de 30-12-1948.