Ipuaçu

História de Ipuaçu - SC

Ipuaçu
Santa Catarina - SC

No início do século, além dos índios das Tribos Kaingangs e Guaranis que já ocupavam a região, começaram a chegar os primeiros moradores procedentes do Paraná, na sua maioria de origem cabocla.

Os pioneiros chegaram a Ipuaçu no início dos anos 50 encontrando aqui uma terra rica e coberta de pinheiros. Desenvolvendo assim a primeira atividade econômica a extração de madeira.

Os primeiros moradores do povoado foram Venceslau Machado, José Hosório Pires,Valdomiro Rosa e outros, que se dedicavam a agricultura de subsistência.

Em 1956 aconteceu um furacão que destruiu grande parte das matas. Surgiram então várias serrarias que aproveitaram a madeira e ainda derrubaram muitas florestas e pinhais.

O nome tem origem Tupi Guarani que significa Lajeado Grande ou Fonte Grande, relacionado com o Rio Chapecó. O Rio que passa rente a sede do Município também possui o nome de Lajeado Grande.

Distrito criado com a denominação de Ipuaçu, pela Lei Municipal n.º 04, de 05-05-1959, subordinado ao município de Aberlardo Luz.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ipuaçu figura no município de Abelardo Luz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipuaçu, pela Lei Estadual n.º 8.531, de 09-01-1992, alterada pela Lei Estadual n.º 8.561, de 30-03-1992, desmembrado de Aberlardo Luz e Xanxere. Sede no antigo distrito de Ipuaçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.