Iomerê

História de Iomerê - SC

Iomerê Santa Catarina - SC

:
A colonização da região de Iomerê começou por volta de 1900 - até então, suas matas eram habitadas por índios. Os primeiros colonizadores foram imigrantes italianos que chegaram inicialmente das cidades gaúchas de Erechim, Carlos Barbosa, Santa Maria, Bento Gonçalves, Garibaldi e Guaporé. Na agricultura o milho foi o primeiro a ser plantado seguido pelas uvas tornando-se suas principais atividades juntamente com a criação de porcos, herança econômica que se mantém até hoje.

O primeiro nome da comunidade foi Fachinal Branco, o qual foi elevado a distrito em 1917, mais tarde mudou para São Luiz (homenagem ao primeioro Colonizador), passando a se chamar por ultimo Iomerê.

O nome Iomerê, que em tupi­guarani significa "clareira branca", vem da paina, a "penugem" branca da paineira, árvore abundante na região e que, quando vista de longe entre a vegetação verde, se assemelhava a uma clareira aberta na mata. Iomerê emancipou-se de Videira em 20 de julho de 1995.

Gentílico: Iomerense

Formação Administrativa:

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Caçador o distrito de São Luís.

Pelo decreto lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de São Luís passou a denominar-se Iomerê. Sob o mesmo decreto é criado do município de Videira e o distrito de Iomerê figura no município de Videira.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Iomerê figura no município de Videira.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Iomerê permanece no
município de Videira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iomerê, pela lei estadual nº
9898, de 20-07-1995, desmembrado de Videira. Sede no antigo distrito de Iomerê. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração toponímica distrital
Caçador para Iomerê alterado, pela lei estadual nº 941, de 31-12-1943.

Transferência distrial
Pela lei estadual nº 941, de 31-12-1943, transfere o distrito de Iomerê os municípios de Caçador para o de Videira.

*Curiosidades:

- No dia 18 de dezembro de 1917, houve o primeiro registro de nascimento.

- Em 1923 surgiu a primeira banda de musica com o nome de Santa Cecília (existente até hoje)