Ibiam

História de Ibiam - SC

Ibiam
Santa Catarina - SC

A colonização da região onde hoje se encontra o município de Ibiam começou em 1920, com a chegada, em sua grande maioria descendentes, de imigrantes italianos e alemães oriundos do Rio Grande do Sul, principalmente da região de Garibaldi e Bento Gonçalves.

A colonização das localidades próximas a estrada de ferro foi o grande impulso para o desenvolvimento dos novos povoados e a partir desta realidade é que começou verdadeiramente a história de progresso da região oeste.

Seu primiero nome foi Ponte Alta. Seu nome atual é de origem indígena e significa terra elevada.

Distrito criado com a denominação de Ibiam, pela Lei Municipal n.º 99, de 26-02-1954, subordinado ao município de Tangará.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ibiam figura no município de Tangará.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-06-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiam, pela Lei Estadual n.º 9897, de 20-07-1995, desmembrado de Tangará. Sede no antigo distrito de Ibiam. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.