Herval D`Oeste

Santa Catarina

 

História de Herval D`Oeste - SC

Herval d′Oeste
Santa Catarina - SC



A região era habitada pelos índios Kaingang e Xokleng, sobrevivendo à base da caça e da coleta (pinhão) caracterizada por uma agricultura rudimentar. As necessidades de alimentação e de meios de transporte, levaram os bandeirantes a descobrirem o gado selvagem solto nos campos das Vacarias, devido à ″Guerra-Guaranítica″.

No final do século XVII, começam a aparecer pontos de invernada, resultado das disputas pela terra entre o índio e o branco. A Estrada da Mata permitindo a passagem do gado de Vacaria para Lages, origina o município de Curitibanos.

Entre 1825 e 1830, João Gonçalves de Araújo, fazendeiro em Curitibanos, atraído por uma grande fumaça, nos lados da Serra do Espinilho, causada pelas queimadas dos campos, feitas pelos índios, acabou descobrindo os campos do atual município de Campos Novos.

Estabeleceram-se então os primeiros povoadores, aumentados com os gaúchos, fugitivos da Guerra Civil ″a Revolução Farroupilha″ (1835), com os bandeirantes povoadores dos campos de Palmas.



Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Herval d′Oeste, pela Lei Estadual n.º 133, de 30-12-1953, desmembrado do município de Joaçaba. Sede no distrito de Herval d′Oeste ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-02-1960.

Em divisão territorial datada em I-VII-1960, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2019 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade