Grão Pará

Santa Catarina

 

História de Grão Pará - SC

Grão Pará Santa Catarina - SC
:
Os primeiros habitantes das terras do atual município de Grão Pará foram os índios Botocudos.

Em 1841, incumbido pelo Governo Imperial de proceder estudos na densa bacia carbonífera do Sul do País, esteve na região o Geólogo Dr. Parigot.

No ano de 1861, o Governo celebrou contrato com o Visconde de Taunay, concedendo-lhe o direito da posse de 2 léguas de terras para a exploração.

Por ocasião de seu casamento com o Conde D`Eu ( Marechal Príncipe Gastão de Orleans ) a Princesa Dona Isabel recebeu como dote de seu Pai, Imperador Dom Pedro II, imensa área de terra, abrangendo quase totalmente os municípios do Sul do Estado de Santa Catarina.

Por iniciativa do Visconde de Taunay, em sociedade com o Príncipe Gastão de Orleans, Conde D`Eu, foi em 08 de julho de 1882, fundada a Empresa de Terras e Colonização de GRÃO PARÁ S/A, e oficializada pelo então Presidente da Província Alfredo Escragnolle Taunay, destinada a promover o povoamento e colonização da região.

A origem do nome do atual Município de GRÃO PARÁ, foi uma homenagem dos proprietários da Empresa de Terras e Colonização S/A ., ao filho do Príncipe Gastão de Orleans, Conde D`Eu, denominado Dom Pedro de Alcântara -Príncipe de GRÃO PARÁ, genitor do herdeiro da coroa Imperial do Brasil - Príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança, residente no Palácio Grão Pará, na cidade de Petrópolis.

Primeiros Colonizadores do Município: Francisco de Oliveira Souza, Donato Tomaz da Costa e Antônio Tomaz da Costa.


Gentílico: grão-paraense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Grão Pará, pela lei municípal nº 3, de 20-05­1914, subordinado ao município de Orleans.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Grão Pará figura no município de Orleans. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Grão Pará figura no município de Orleans. Em divisão territorial datada de 1-07-1955, o distrito de Grão Pará permanece no município de Orleans.

Elevado à categoria de município com a denominação de Grão Pará, pela lei nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Orleans. Sede no antigo distrito de Grão Pará. Constituído de distrito sede. Instalado em 20-07-1958.Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído de distrito sede.

Pela lei estadual nº 853, de 14-11-1962, é criado o distrito de Aiurê e anexado ao município de Grão Pará. Pela lei estadual nº 852, de 14-11-1962, é criado o distrito de Invernada anexado ao município de Grão Pará. Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 3 distritos: Grão Pará, Aiurê e Invernada. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-05-2001.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2019 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade