Gaspar

História de Gaspar - SC

Gaspar
Santa Catarina - SC

Para podermos compreender Gaspar de uma forma melhor, é preciso que se registre tudo desde o começo, e este começo nos leva a pré-história, quando o território catarinense era ocupado por grupos humanos a partir de 5.500 a.C. Depois vieram os índios, e segundo Baptista (1998, p.11) "... a população de índios carijós foi dizimada no litoral sul, no primeiro século de conquistas européias".

A autora também nos mostra que no século XVIII os índios Xoclengs refugiavam-se nas matas tropicais das encostas e vales da região, e a partir do século XIX eles foram perdendo seu território devido a chegada de novos habitantes: o homem branco, o colonizador, e a história do nosso Estado aponta que estes brancos, os primeiros a chegar, estabeleceram-se nas terras do Itajaí-Açu.

Não se pode esquecer de citar a forte influência belga na colonização de Gaspar. Conforme informações da Prefeitura Municipal de Gaspar, em 1835 começaram a chegar os primeiros imigrantes de origem germânica e italiana que influenciaram grandemente a cultura gasparense e impulsionaram o seu desenvolvimento econômico.

Distrito criado com a denominação de Gaspar, pela Lei Provincial n.º 509, de 25-04-1861, subordinado do município de Blumenau.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito Gaspar figura no município Blumenau.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gaspar. Pela Lei Estadual n.º 499, de 17-02-1934, desmembrado de Blumenau . Sede no antigo distrito de Gaspar. Constituído de distrito sede. Instalado em 18-03-1934.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.